terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lugar de mulher também é no canteiro!

"Construtoras contratam mulheres para fazer acabamentos. As empresas dizem que elas são mais organizadas e desperdiçam menos".

Muitas mulheres estão investindo em cursos de qualificação nas funções de ajudante, pedreira, carpinteira e pintora. Até a área de hidráulica já tem encanadoras.

"Hoje as tecnologias disponíveis nos canteiros dispensam a força física como principal atributo", afirma Norma Sá, coordenadora administrativa do Projeto Mão na Massa .

"As mulheres são mais cuidadosas para as atividades de acabamento, arremate e pintura", garante Antonio Carlos Mendes Gomes, diretor-executivo do Sinduscon-RJ (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro).


As dificuldades de contratação

Hoje, mais que preconceito, as mulheres encontram barreiras por causa do banheiro e vestiário exclusivos. Instituições como o Seconci-RJ (Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro) tentam mostrar que vale a pena investir. "A questão dos vestiários é um custo a mais, por outro lado as mulheres são mais dedicadas e utilizam corretamente os EPI''s e ferramentas", afirma Claudia Lopez Macia, sócia-diretora da Clopez, empresa que contratou três mulheres do Projeto Mão na Massa.

Mercado de trabalho

Há mais vagas para mulheres nas regiões Sudeste e Sul. Em Santa Catarina, por exemplo, o Sinduscon de Florianópolis divulgou vagas, mas houve pouco interesse. Já no Rio de Janeiro, a construtora Brascan possui 20% do quadro composto por mulheres.
Quem deseja ingressar nesse mercado pode procurar os cursos oferecidos pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou mesmo por entidades assistenciais, como ONGs (organizações não-governamentais). Poucas construtoras oferecem cursos de qualificação profissional para mulheres, mas se ela já tiver feito um curso tem grande chance de ser contratada.

" É uma pena que o estado do Espírito Santo não ofereça ainda muitos cursos nessa área, já ouvi falar de alguns(pintor,azulejista e gesseiro) no Senai - Serra , oferecidos pela Prefeitura da Serra (gratuitos). "



Mulher na cozinha ...



É as mulheres estão dominando tudo mesmo... Até a construção nós estamos dominamos... e depois falam que somos o sexo frágil ! rsrs...

Espero que tenham gostado? O mercado está precisando muito de vocês mulheres guerreiras! Com essa matéria me deu até uma idéia de formar uma Equipe de Mulheres nas minhas obras...

Beijus da Lê...

Um comentário:

Lopes Adriana disse...

Oi!!!!
Venho por este divulgar meu Blog.
Siga que eu te sigo..
http://lopesadriana.blogspot.com.br
Espero o retorno.